CAMPANHA OUTUBRO ROSA: A IMPORTÂNCIA DO DIAGNÓSTICO PRECOCE

15/10/2020 às 15h05

CAMPANHA OUTUBRO ROSA: A IMPORTÂNCIA DO DIAGNÓSTICO PRECOCE

O Outubro Rosa é o mês da conscientização contra o câncer de mama, doença que leva milhares de mulheres a óbito no mundo, apesar de ser uma doença com alta chance de cura, cerca de 90%, quando descoberta no estágio inicial. Para o diagnóstico precoce às mulheres devem procurar um médico anualmente e realizar os exames, além de fazer o autoexame em casa todos os meses.

A Secretaria Municipal de Saúde por meio das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), mantém o cronograma dos atendimentos com consultas e exames nas unidades de saúde, ações em alusão ao Outubro Rosa. Em virtude da pandemia do novo coronavírus (COVID-19), foram suspensas as palestras, bem como os mutirões nas comunidades.

A alimentação, o controle do peso e atividade física podem reduzir em até 28% o risco de a mulher desenvolver o câncer de mama. Também deve-se evitar o consumo de álcool e tabaco. As mulheres devem realizar, em casa , o autoexame todo mês e manter os exames atualizados.

Foto: divulgação