VACINAÇÃO CONTRA FEBRE AFTOSA PRORROGADA ATÉ 31 DE DEZEMBRO E DECLARAÇÃO ATÉ 15 DE JANEIRO DE 2021

15/12/2020 às 10h43

Nesta etapa estão sendo vacinados os rebanhos bovinos e bubalinos com idade de 0 a 24 meses, a vacinação foi prorrogada até o dia 31 de Dezembro. Em 2021 a Bahia pode-se tornar zona livre da febre aftosa sem a necessidade de vacinação, portanto, a vacinação dos rebanhos mais jovens é muito importante.

A vacinação deve seguir todas as recomendações da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), sobre a quantidade de doses e o tipo de agulha, bem como apresentação da declaração.

A comprovação da vacina pode ser feita até 15 de janeiro de 2021 com o representante da Adab na Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente. Sem a declaração, o produtor fica impedido de realizar movimentação de animais e emissão de documentos Sanitários.

A Febre Aftosa é uma doença viral que mais acomete animais biungulados (de casco fendido) como: bovinos, bubalinos, caprinos, ovinos e suínos.