1861

Pular para o conteúdo
Última atualização:
|
Prefeitura Municipal de
Santa Teresinha

8° edição do Suba100 acontece em Santa Teresinha, nos dias 24, 25 e 26 de maio

21/05/2024 às 14h46

Noticia

Galeria com imagens e vídeos sobre a matéria


 

Nos dias 24, 25 e 26 de maio, na cidade de Santa Teresinha, Zona Turística Caminhos do Jiquiriçá, há 200 km de Salvador, acontece a 8° edição do Suba100 Challenge.  A maior prova de Moutain Bike do Brasil, que reúne mil e quinhentos atletas. 

A prova que é realizada desde 2015, tem como supervisão a Confederação Baiana de Ciclismo- FBC e possui um percurso de terrenos irregulares com subida e descida, asfalto, estrada de chão e lajedo, um trecho que corta as cidades de Castro Alves e Santa Teresinha (a Terra Mãe do Suba100). Com tantos obstáculos, sem dúvidas o principal foco dos atletas que vão participar do Suba100 não é chegar nas primeiras colocações, mas sim, atravessar a linha da chegada. 

A participação dos atletas no Suba100 é dividida por 20 categorias, já o Suba50 em 10 categorias. Ambas de acordo com idade, sexo e opções de SOLO e DUPLA, além das categorias especiais.  

COMO ACONTECE O EVENTO 

Na sexta (24), às 19h na Praça Ápio Medrado, ocorre a abertura do evento com o Congresso Técnico. 

A competição possui duas etapas, no sábado (28), às 8h da manhã na Praça Ápio Medrado acontece a largada da 1° etapa do Suba100. Nessa primeira fase os atletas percorrerão 80km, passando pela Serra da Penha, Pedra Redonda, Cercadinho, Poço do Arco, Coca-Cola, Serra da Jiboia, Serra do Otti, Engenho, Guariru, Neves, Rock Garden/Barragem até a chegada, na Sede do município. 

Já no dia seguinte, no domingo (28) às 8h, quem larga na Praça Apio Medrado são os atletas do Suba100 (que farão 80km do estágio 2 da prova), Suba50 (80 km) e do Percurso SX (35km). 

Neste segundo dia os atletas passarão pela estrada do Boqueirão, Corredor da Fazenda Mané Vermei, Riacho das Pedras sentido Castro Alves, onde retornam pela Trilha do Cangaço, Povoado Barbosa, Campo Grande, segue o Equinox até chegar em Pé de Serra, Fazenda Mangabeira e retornam à Sede do município. 

Os atletas do irão largar juntos com o Suba100 e o percurso SX, entretanto os atletas do Percurso SX devem ficar atentos ao desvio sinalizado no km 21, onde serão direcionados para a Trilha do Cangaço, ao final da trilha haverá outra sinalização para direcionarem os atletas para o centro do Povoado do Taperi e retornam a Sede do Município.   

 

SUBAKIDS

Visando incentivar a prática do esporte desde a infância, além do Challenge, no domingo também será realizado o subakids para os filhos dos atletas, moradores e visitantes. Com inscrições gratuitas e distribuição de premiações para os pequenos que completarem o percurso de 1KM (distância permitida pela Federação Brasileira de Moutaim Bike). A Largada para os atletas mirins será as 8h e 15mim.