SECRETARIA DE SAÚDE CONFIRMA PRIMEIRO CASO SUSPEITO DO NOVO CORONAVÍRUS EM SANTA TEREZINHA

Fonte: ASCOM SECOM
23/03/2020 às 18h56

Na tarde de ontem, 22, um paciente idoso da zona rural do município deu entrada no Hospital Maternidade Edite Nogueira Rangel (HMENR). A equipe já colocou o paciente em isolamento, ao chegar no hospital apresentou tosse, febre e falta de ar, sintomas parecidos, com o novo coronavírus (COVID-19).

O paciente é idoso, veio de Feira de Santana no sábado apresentando tosse e febre, onde esteve internado por 05 dias em virtude de um Acidente vascular encefálico (AVE).

No primeiro atendimento a radiografia sugere que se trata de uma pneumonia, porém todos os sintomas estão sendo analisados. Em Feira de Santana, até o momento já registrou 06 casos confirmados da doença.

Os hábitos de higiene aliado ao isolamento social são considerados as medidas de maior efetividade na prevenção contra o vírus. A lavagem das mãos com sabão e água, bem como o uso do álcool deve ser adotado por toda população.

A transmissão da doença acontece pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo (toque ou aperto de mão) e contato com objetos ou superfícies contaminadas.