Prefeitura Municipal de Santa Teresinha

ANUNCIADAS NOVAS MEDIDAS PARA O ENFRENTAMENTO DO CORONAVÍRUS EM SANTA TEREZINHA

26/06/2020 às 16h08

ANUNCIADAS NOVAS MEDIDAS PARA O ENFRENTAMENTO DO CORONAVÍRUS EM SANTA TEREZINHA

A nova resolução estabelece que os falecidos em decorrência do novo coronavírus (COVID-19), devem ser enterrados em área exclusiva, disponível no Cemitério da Igualdade em Santa Terezinha e no Cemitério do Boqueirão. As normas seguem as recomendações da Nota Técnica do Ministério da Saúde.

Os velórios de pessoas não consideradas como suspeitas deve respeitar o limite de familiares e pessoas de um modo geral de até 10 (dez) pessoas, respeitando o distanciamento social de dois metros entre elas. Ocorrer em área aberta e ventilada, com duração máxima de 1h (uma) hora.

O Decreto N° 1408 publicado no Diário Oficial da Prefeitura ( https://www.santateresinha.ba.gov.br ), estabelece também que as urnas não podem ser abertas durante o velório, independente da causa morte.

Os falecidos por COVID-19 deverão ser embalados em sacos de óbito, colocados em urna funerária lacrada, não devendo ser abertas em nenhuma hipótese, e seguir diretamente para o sepultamento, sem a realização de cerimônia de velório e cortejo, podendo ser acompanhado por apenas um familiar ou representante da família.

As medidas continuam em vigor enquanto perdurar o estado de calamidade pública declarado pelo Decreto Municipal nº 1400, de 07 de Maio de 2020.