SECRETARIA DE SAÚDE DIVULGA NÚMERO DE PACIENTES ONCOLÓGICOS EM SANTA TEREZINHA

28/10/2020 às 12h25

SECRETARIA DE SAÚDE DIVULGA NÚMERO DE PACIENTES ONCOLÓGICOS EM SANTA TEREZINHA

O medo da descoberta da doença sempre amedronta as mulheres, sensação melhor é sempre a chegada do resultado negativo dos exames. Em Santa Terezinha, oito pacientes realizam tratamento contra o câncer de mama, dados atualizados da Secretaria Municipal de Saúde.

No município, mais quatro pacientes oncológicas fazem tratamento; CA de colo de útero, CA de vulva, CA de cabeça e pescoço e CA de leucemia linfócito crônica. A Prefeitura Municipal mantém ajuda de custo com valor fixo mensal, além de transporte do paciente e acompanhante, para deslocamento em virtude do tratamento.

O Outubro Rosa é um movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama. A data é celebrada anualmente com o objetivo de promover a conscientização sobre a doença.

O diagnóstico precoce tem chance de cura de até 90%, quando a doença descoberta no estágio inicial, fundamental manter as consultas e exames em dia. A alimentação, o controle do peso e atividade física podem reduzir em até 28% o risco de a mulher desenvolver o câncer de mama. Também deve-se evitar o consumo de álcool e tabaco.

Foto: divulgação