Prefeitura Municipal de Santa Teresinha
Santa Terezinha

DIA D DA CAMPANHA DE VACINAÇÃO ANTIRRÁBICA DE SANTA TEREZINHA SERÁ NO DIA 15 DE OUTUBRO

29/09/2020 às 10h49

O Dia D da Campanha de Vacinação Antirrábica será realizado no dia 15 de outubro, todos os cães e gatos a partir de 03 meses de idade, independente do estado vacinal anterior, serão vacinados, por domicílio. Tradicionalmente, o Dia D era realizado na Estação Cultural, mas em virtude da pandemia do novo coronavírus (COVID-19), o dia D, último dia da campanha, também será à domicílio para finalizar a vacinação na cidade.

Em cada região, os Agentes Comunitários de Saúde (ACS), na cidade e zona rural acompanham a ação com intuito de nenhum animal ficar de fora da vacinação. A meta é imunizar 100% da população de cães e gatos do município. A vacina antirrábica é segura e gratuita.

Ano passado a Vigilância Sanitária Municipal, conquistou com 200% de aproveitamento o melhor desempenho da campanha de vacinação entre as cidades que fazem parte do Núcleo Regional de Saúde Leste (NRSL). No momento da vacinação os tutores dos animais devem, obrigatoriamente, manter o distanciamento, bem como a utilização da máscara.

A transmissão da doença se dá pela saliva do animal contaminado pelo vírus da raiva. Fique atento aos sintomas: dificuldade para engolir, salivação abundante, mudança de comportamento e de hábitos alimentares, além de paralisia das patas traseiras.