SAIBA MAIS SOBRE O CORONAVÍRUS EM SANTA TEREZINHA

29/09/2020 às 15h20

SAIBA MAIS SOBRE O CORONAVÍRUS EM SANTA TEREZINHA

A Secretaria Municipal de Saúde registra 112 casos confirmados do novo coronavírus (COVID-19), em Santa Terezinha, sendo que 108 pessoas já estão curadas. A evolução do quadro clínico dos pacientes, até então é considerada positiva, sem agravamento. Dos sintomas notificados, cerca de 70% dos pacientes sentiram febre e dor de cabeça, alguns casos registraram tosse, coriza, dor de garganta e falta de paladar.

A Central de Informações sobre o Coronavírus segue acompanhando diariamente os pacientes em monitoramento, além dos casos suspeitos e em quarentena. Também em funcionamento o Centro de Tratamento para pacientes com suspeita ou confirmados de coronavírus, localizado no Hospital Maternidade Edite Nogueira Rangel (HMENR).

Além da máscara facial e do uso de álcool em gel, bem como a lavagem das mãos com água e sabão, os hábitos de higiene aliado ao isolamento social são considerados as medidas de maior efetividade na prevenção contra transmissão da doença.

O contágio do coronavírus acontece por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo (toque ou aperto de mão) e contato com objetos ou superfícies contaminadas.