VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA NOTIFICA MAIS DE 100 CASOS DE DENGUE EM SANTA TEREZINHA

31/08/2020 às 13h45

A Vigilância Epidemiológica Municipal (VIEP), realiza bloqueios com a bomba costal para o enfrentamento do mosquito aedes aegypti, vetor do vírus da zika, dengue e chikungunya. Segundo o Instituto Oswaldo Cruz (Fiocruz), cerca de 80% dos focos do mosquito são de origem doméstica.

Os locais com mais ocorrência foram registrados na Rua Alto da Boa Vista e Rua do Campo, ambas na cidade e no Distrito do Rio Seco. Até o momento, em todo município, notificados 103 casos de dengue, 55 de chikungunya e casos de 11 de Zika, doenças que podem causar complicações graves ao paciente, com agravamento do quadro clínico pode levar a morte.

A VIEP, já solicitou o carro fumacê ao Núcleo Regional de Saúde Leste da Secretaria Estadual de Saúde(SESAB). A Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Divep), aguarda a chegada do insumo de larvicida do Ministério da Saúde que enfrenta desabastecimento nacional.

O combate eficiente contra o mosquito aedes aegypti continua sendo a eliminação dos criadouros. O material coletado para exame aguarda resultado do Laboratório Central de Saúde Pública (LACEN).

Durante as visitas domiciliares os agentes de combate a endemias encontram larvas do mosquito em plantas, ralos do banheiro e até mesmo nos reservatórios da geladeira (parte traseira). Em virtude da pandemia do novo coronavírus (COVID-19), os agentes de endemias não podem entrar nos domicílios que residem pessoas acima de 60 anos, gestantes, pessoas com problemas respiratórios, crianças de até 05 anos de idade e casas que possuem apenas uma entrada.